Fúria de Titãs

20.8.06

"The Notebook" my ass!!!!

Não sou necessáriamente um saudosista. Mas não há como comparar o romantismo e intensidade de outrora com a mediocridade e volubilidade de conceitos atuais. Hoje, eu, você e outros tantos milhões estabelecemos relações com validade vencida, descartáveis. "Pazer em conhece-la, meu nome é Video Cassete Sony Betamax". Francamente!!!

Vivemos em um grande hiato, onde o tempo passa rápido demais para os detalhes importantes da vida. É claro...temos que matar dois leões por dia, pagar micos, contas, hipoteca, carro, impostos, multas de radar, flanelinhas...so much to do, so little time...

Talvez por isso somos tão focados em nosso próprio inferno. Um fruto azedo da ME Genaration onde rasgamos as leis da física, impondo que até as estrelas de neutron de massa infinitamente superior ao nosso sol orbitem em torno de nosso universo pessoal e nossas particuliaridades...eu, eu ,eu. Ganham as relações fúteis e o superficialismo...perdem o almoço com a família e o passear de mãos dadas.

Recomendo cautela antes de V. reação pois estou muito longe de ser um Congregado Mariano. É de conhecimento público que minha vida foi muito mais regida pelas palavras iniciadas pela letra "L" (luxúria, libertinagem, lascívia, libidinosidade) do que pelos ensinamentos de Madre Thereza de Calcutá. Mea culpa, mea máxima culpa. Mas à medida que a órbita da Terra abraça o vácuo, todos passamos por transformações interessantes. Um processo de maturação involuntária onde o produto final pode tomar tanto as vias de um ímpar Chateau Petrus, ou um avinagrado Sangue de Boi. Metáforas vindímeas à parte, seja qual for a curva da bifurcação, sempre haverá o incomensurável, ao qual não se aplica valor ou peso: a Sabedoria.

In vino veritas, não sei ao certo se foi o consumo de jarras de Pinot Grigio ou o calor extenuante que abateu Chicago neste verão...mas algo me fez muito matutar quando vi o olhar apaixonado de um casal beirando suas 8 décadas bem vividas no Millenium Park. Eles obviamente não se conheceram pelo "Super Singles web site" ou em alguma "Ladies Drink Free Night" do Paris Hilton Club. Certamente os valores remetentes à família, o cavalheirismo e o acaso...sim o acaso... são atores principais na odisséia deste casal. Perguntei-me: Seira possivel? Seria real? Estaria eu, um titã, começando a avaliar a possibilidade? Estaria a tal sabedoria me fazendo sossegar o faixo?? Pelas barbas do profeta!!!

De imediato, recordei a história real onde um humilde universitário que, extenuado por seus 3 empregos e a complexidade exata que envolve o estudo da engenharia civil, acabou por adormecer atrás de uma pilha de livros na Blibioteca Municipal de Curitiba. Ao acordar horas mais tarde, percebeu que havia sido esquecido dentro da gigantesca edifícação. Trancafiado, resolveu telefonar para um dos apartamentos no prédio residencial em frente...quissá pela proximidade, alguem poderia prestar auxílio. A emergência não se tratava do pânico de estrar isolado no escuro, mas sim de perder o turno de garçom daquela noite, no qual defendia seus suados trocados .
A escolha foi aleatória pela lista telefônica: primeiro andar, apto 11. Disca e aguarda três toques. Do outro lado da linha, a voz de uma adolescente. Nessa hora ele engasga...não havia se preparado para explanar convicentemente a inacreditável aventura de um "estudante pedindo ajuda por estar trancado na Biblioteca Municipal" . Ela, incrédula ao ouvir o conto fabulesco passa o telefone a seu progenitor. Por sorte, o apartamento pertencia a um conceituado advogado que mesmo desconfiando se tratar de um trote, resolveu ajudar o rapaz. Influente, bastaram alguns telefonemas para mobilizar as autoridades. Livre afinal! Ainda pôde correr e levantar algum troco limpando as mesas do "Avelino's Bar e Restaurante".
No dia seguinte, ele telefona novamente, para dar uma satizfação aos bons samaritanos que o ajudaram. Desta vez o Dr. Advogado não está presente. Isso não impede que ele agradeça exaustivamente à mesma garota que atendeu o telefone na fatídica noite. Eram outros tempos...de maneira despretenciosa conversam longamente. Ele conta sua história em resumo e o que faz na cidade....ela também estudande, está noiva e tem planos definidos. Ele sabe que não convém à uma moça comprometida, de família conceituda ficar de amizades com um estudante pé rapado qualquer. Além do mais, dormindo somente 4 horas por dia, e vendendo o almoço para pagar o jantar, sua agenda e bolso não são necessáriamente flexíveis.
Entretanto, mesmo vivendo em universos totalmente diferentes, tornam-se amigos. Por 2 longos anos conversam somente por telefone até que o tal noivo sai de cena e algum tempo depois decidem se encontrar. Há tantos detalhes interessantes e hilários nesse periodo que eu aconselho que perguntem diretamente aos personagens principais. Impagável!!!....mas sem mais delongas sobre o enredo, apaixonam-se, casam-se e, aqui estou atraz do teclado. REsultado de um conto de cinema e, é claro, da fornicação de meus pais...aliás, odeio pensar nisso...prefiro a teoria do repolho.

Em verdade, são tempos soturnos, mas evidências de que compartilhar um grande amor é possivel estão por toda parte. Não necessitamos de fábulas ou de filmes ultra-meloso-romanticos para tomarmos a ação. Uma pitada de pragmatismo basta. Que me perdoe o finado Bogart, de quem sou fã incondicional, mas realmente não carece usarmos Casablanca como modelo de expectativa. Aliás, como diria um amigo meu, um rústico Texano aqui de Houston, "If a dude watch more than 5 minutes of those chick flicks, he'll grow a vagina. 'The Notebook' my ass!!!!" Mesmo com toda essa armadura, o Cowboy está perdidamente apaixonado por uma bela Panamenha, anel no dedo e gastando uma boa grana com o enxoval.

Acontece a todos os seres viventes com CPF e RG...cedo ou tarde encontraremos alguém diferente que nos faça sorrir sem motivo e viajar de olhos abertos...oxalá por decadas infindáveis. Sim...estou aberto a possibilidade. Cabe ao acaso esse mistér.

Agora peço que me dêem licença. Estou teclando de um Starbucks Coffee e uma ruiva escultural acabou se sentar na mesa ao lado nesse exato momento e, pelo sorriso que ela me desferiu, acredito ter encontrado meu grande amor! Ok, ok.... confesso que também pela boca sensualíssina (libidinosidade)....um belíssimo par de pernas à mostra (libertinagem)... uma bunda tão perfeita que não é dela (lascívia)...pelo menos por esta noite (luxúria). Amanhã quem sabe, estarei novamente aberto a possibilidade.

Mael